Saúde

É preciso tomar vermífugo todos os anos?

Todo mundo já ouviu, ao menos uma vez na vida, alguma pessoa recomendado que é ideal tomar vermífugo todos os anos para manter a saúde e prevenir doenças.

No entanto, mesmo com esses ensinamentos passados de geração em geração, muita gente ainda não sabe se isso é verdade mesmo ou se não passa de um mito criado pela crendice popular.

Pois bem, o que você precisa saber é que é exatamente sobre isso que vamos falar hoje aqui, então, acompanhe.

Muitas pessoas gostam de tomar todo ano, e a maioria prefere produtos naturais, se você também prefere fazer uso de produtos naturais, saiba que o germitox funziona muito bem para eliminar os vermes.

Vermífugo anual?

Pois bem, quando o assunto é a saúde humana, não existe uma resposta simples para uma questão tão ampla como essa. O fato é que tomar vermífugo todos os anos é algo considerado comum para a muitas famílias brasileiras, mas alguns médicos já não são mais tão favoráveis a essa prática como uma forma de prevenção de doenças, embora ela também não seja descartada.

Isso porque as verminoses como esquistossomose, ascaridíase e teníase ainda são consideradas problemas de saúde pública, especialmente em regiões menos desenvolvidas.

No entanto, nas últimas décadas, algumas mudanças contribuíram para a diminuição e o controle do problema, que foi a melhora das condições de vida de muitos.

O saneamento básico, por exemplo, se tornou algo muito mais abrangente, chegando a uma quantidade maior de brasileiros, que hoje em dia já tem água encanada e esgoto tratado.

Além disso, a acesso a informação através da internet, televisão e outros também se tornou um pouco mais democrático, o que facilita o acesso a dados importantes sobre saúde e prevenção.

Dessa maneira, a população foi passando por uma mudança gradual mas muito benéfica, ficando menos exposta aos perigos que geram as temidas verminoses.

Mais do que isso, os hábitos da vida moderna, que normalmente são considerados menos saudáveis, também ajudam nesse sentido. Isso porque as crianças têm menos contato com a terra, com animais e até mesmo com ambientes variados.

Assim, suas interações estão muito mais restritas a centros urbanos, o que diminui a sua exposição a transmissores de vermes.

O mesmo vale para o aumento do consumo de alimentos industrializados, que embora não sejam saudáveis, são isentos de vermes, enquanto os alimentos in natura tem um maior risco se não forem devidamente higienizados.

Quem precisa tomar vermífugo anualmente?

Considerando tudo o que já foi explicado, o uso anual de vermífugo é mais indicado para crianças, que tendem a levar a mão à boca mais frequentemente, segundo a OMS.

Já os adultos, só devem adotar essa prática se estiverem nos grupos de risco para parasitoses, incluindo agricultores, pessoas que moram em regiões sem saneamento básico e outros.